“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!”.

Esta é a filosofia que adotamos em nossa empresa e em nossas vidas. Ela é a premissa básica da metodologia Kaizen. De origem japonesa, esta palavra significa ”melhoria contínua”, seja no aspecto pessoal, familiar, social ou no trabalho.

A prática visa o aprimoramento não só da empresa, como também de seus colaboradores de uma forma geral. Aprimoramento que deve acontecer sempre de forma gradual e contínua, sem atropelamentos desnecessários pela busca do sucesso rápido. Moderação nas ações é fator crítico de sucesso.

Para a filosofia Kaizen, é essencial que nenhum dia se passe dentro de uma empresa sem que alguma melhoria seja implementadaa. Estas melhorias do tipo “step by step” (ou uma etapa por vez) visam o aperfeiçoamento das pessoas e processos dentro da organização, tendo por características principais o baixo custo e o tempo reduzido de  implementação.

Esta metodologia, através da eliminação do desperdício dentro da organização, gera resultados concretos para que, a cada dia, torne seus processos mais ágeis, econômicos e adequados às necessidades reais. Da mesma forma, seus colaboradores ficam mais bem preparados para as tarefas diárias. Um processo que ajuda a melhorar a lucratividade da empresa a médio e longo prazo.

Porém, o processo de melhoria contínua, como o próprio nome diz, não pode parar. Para se alcançar os melhores resultados é preciso que a preocupação da empresa e os esforços de seus colaboradores tenham uma continuidade, melhorando dia após dia e colhendo os frutos em um futuro bem promissor.